Avenida Itaboraí, 614 - Bosque da Saúde

A Importância das Expressões Corporais na Infância.

INTRODUÇÃO:

A Capoeira possibilita as crianças um reencontro com posições
corporais utilizadas em seu desenvolvimento como humanos, são eles: rastejar,
acocorar, engatinha ou andar nos quatro apoios, preparando o corpo de modo
orgânico para novas experiências corporais.
Entendemos que antes de algumas habilidades como exemplo andar, as
crianças precisam passar por outras como engatinhar. Tal façanha torna-se
natural das mesmas, porém nossa função é estimular a criança até o máximo
que a mesma possa oferecer, é entendido que quantos mais estimuladas a fazer
algo, muito mais elas terão para fornecer em outra habilidades futuras
relacionadas ao equilíbrio, que vão além de andar, veremos mais à frente.
É observado na Literatura que as crianças bem estimuladas na infância,
apresentam muito mais habilidades que as outras que não receberam estímulos
na idade correta. Como exemplo podemos especificar e detalhar mais essas tais
habilidades, que vão além de andar, entendemos que o andar é algo inevitável
as crianças, porém após essa habilidades desenvolvida alguns pequenos
demonstram medo no correr, dessa maneira e com a Capoeira nossa intenção
é auxilia-las em tal fato, encorajando-as e mostrando que todos podem correr e
automaticamente praticar a atividade física que lhe apraz em seu futuro.

OBJETIVO GERAL:

Nosso Objetivo é ampliar os movimentos que serão
realizados pelas crianças, entendemos sobre a autoria e protagonismo da
criança na Educação Infantil, dessa maneira pretendemos olha seu contexto e
cotidiano escolar para dessa maneira alinhar Escola, Criança e Capoeira unidos.

OBJETIVO ESPECIFICO:
➢ Contribuir para o crescimento das crianças;
➢ Fornecer meios diferenciados para sua evolução;
➢ Trabalha a saúde mental;
➢ Desenvolver habilidades motoras amplas;
➢ Descrever os movimentos;
➢ Registrar
➢ Relacionar o cotiado a Capoeira;
➢ Selecionar materiais;
➢ Expressar movimento. Emoções e história;
➢ Distinguir movimentos;
➢ Exemplificar passos;
➢ Definir movimentos;
➢ Calcular passos;
➢ Citar nomes de cada movimento.

JUSTIFICATIVA:

Observamos relatos de mães, professores, educadores em geral citando as
dificuldades sobre as habilidades motoras das crianças, a partir daí surgiu a
Capoeira. Nossa intenção é fornecer subsídios de maneira lúdica para que as
crianças se desenvolvam e ao mesmo tempo brinquem.
É observado que os movimentos da Capoeira vão além de apenas gestos, ela
trabalha com emocional da criança, outra questão muito abordada no cotidiano
das mesmas. Vejamos assim o quanto tal façanha reflete no futuro das crianças,
quantas situações ocorrem no presente, que não foram tratadas ou reconhecidas
no passado.
Sendo assim nosso foco é escutar a criança, tirar do papel o Protagonismo e
colocar em prática, elas falam e não somente literal e sim seus corpos falam e
pede o que necessita. E foi através dessa escuta que desenvolvemos esse
Projeto afim de trabalhar os movimentos básicos da Capoeira, para que eles
conheçam, aprimorem e extravasem toda sua emoção e doçura.

RECURSOS UTILIZADOS:
➢ Corda
➢ Giz de cera
➢ Fita crepe
➢ Durex colorido
➢ Folha de sulfite
➢ Lápis de cor
➢ Tatame
➢ Berimbau
➢ Caxixi
➢ Pandeiro
➢ Tinta guache
➢ Bixibola
➢ Pé de dinossauro
➢ Bexiga
➢ Bambolê
➢ Agogô
➢ Balde
➢ Elastico
➢ Cone
➢ Atabaque
➢ Escada da agilidade

CONCLUSÃO:
Concluímos assim, e reforçamos sobre a importância da Capoeira, e o quanto é
importante a mesma para o desenvolvimento dos pequenos, entendemos que a
Educação se inicia desde o seio familiar, esteando-se a Educação Infantil e
percorrendo até os dias atuais do indivíduo.
Frisando assim que as bases permanecem no seio familiar e Educação Infantil,
dessa maneira não devemos passar desapercebidos, devemos estar sempre
atentos aos pequenos, para que recebam o estimulo necessário e sejam
assistidos em seus déficits.
Sendo assim acreditamos na grande essência do nosso Projeto, que foi realizado
e pensado nas crianças em junção com a Capoeira, para que as crianças
possam ter mais adendo para sua formação, sabemos que a Capoeira vai além
de uma luta, nela está intrínseco a história do nosso país e mundo, entendo tal
fato ficamos felizes em poder fomentar a Capoeira na Educação Infantil.
Somos gratos pela oportunidade de oferecer as crianças esse Projeto, ele foi
criado afim de denotar crescimento na vida de cada envolvido, essa tal Educação
nfantil é a nossa princesa dos olhos, sendo assim estamos abertos a futuras
sugestões e alterações, sendo entendido que a mesma não é estática está em
plena mudança.

SHARE:
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Related Posts

História da Capoeira

Ano 2005 – Escola Zumbrasil Capoeira.

Em 2005, ele alcançou o título de Mestre e fundou a Escola Zumbrasil Capoeira, uma entidade sem fins lucrativos de utilidade pública com atuação em todo o território nacional.

Mestre joseano
História da Capoeira

Trajetória Mestre Joseano

Mestre Joseano teve sua trajetória na Capoeira teve início com o Mestre Tony na década de 80, que fazia parte de um grupo renomado no universo da Capoeira chamado “Acauã da Serra de Campina Grande”. Mestre Tony trouxe uma demonstração de Capoeira e Maculelê para a festa do Padroeiro São Bento na cidade de Boqueirão.