Joseano Paulino Bezerra, conhecido como “Mestre Joseano”, nasceu no município de Boqueirão, estado da Paraíba, no ano de 1974. Filho de Maria do Socorro Pereira e José Paulino Bezerra, iniciou sua jornada na Capoeira aos 13 anos de idade em um projeto chamado “Novo Quilombo”, liderado por Lúcia Batista e com o apoio do Padre Leo, organizado pela paróquia da cidade de Boqueirão, interior da Paraíba.
Sua trajetória na Capoeira teve início com o Mestre Tony na década de 80, que fazia parte de um grupo renomado no universo da Capoeira chamado “Acauã da Serra de Campina Grande”. Mestre Tony trouxe uma demonstração de Capoeira e Maculelê para a festa do Padroeiro São Bento na cidade de Boqueirão.
Com o sucesso do projeto “Novo Quilombo”, Mestre Tony desligou-se do grupo “Acauã da Serra de Campina Grande” e participou da fundação do “Anajô dos Quilombos”.
Por volta de 1990, Mestre Joseano começou sua carreira profissional na cidade de Nova Palmeiras, interior da Paraíba, sendo convidado por uma ONG chamada CENEP para ministrar aulas de Capoeira. Ele trouxe o grupo “Anajô dos Quilombos”, com a supervisão do Mestre Tony, para ensinar crianças, adolescentes e adultos. Além do aprendizado da Capoeira, ele também enfatizava a importância da disciplina, valores e missão da Capoeira, transformando a perspectiva de vida de cada adolescente.
O sucesso desse trabalho foi tão notável que o grupo foi convidado para uma apresentação no maior quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi, na Serra da Barriga, no estado de Alagoas, obtendo um sucesso incrível.
Em 1992, Mestre Joseano decidiu buscar novos horizontes e conquistas e mudou-se para a cidade de Suzano, no estado de São Paulo. Lá, ele retomou seus treinos em uma academia local, onde conheceu “Mestre Faísca”, que fazia parte do grupo “Naz”. Mestre Joseano estava determinado a perseguir seu sonho.
Em 1994, ele participou de uma roda de Capoeira na cidade de São Paulo, onde conheceu “Mestre Raio” e “Mestre Biriba” do grupo “Guaiamum”. Ambos ficaram impressionados com seu desempenho e o convidaram para se tornar assistente na academia da empresa aérea Varing.
Em 1995, Mestre Joseano estava em plena ascensão profissional. No ano de 1996, ele conheceu “Mestre Taquara”, “Mestre Gladson” e “Mestre Valdenor”, o que o introduziu à Capoeira Infantil. Sua paixão por essa vertente foi tão intensa que ele decidiu se profissionalizar ainda mais, participando de diversos cursos, seminários e congressos dentro e fora do estado de São Paulo.